Como definir o seu nicho específico!



No post anterior você definiu muito bem a base da sua empresa, vamos começar definir onde você atuará e e o que você oferecerá.

Há quem goste e há quem não goste de definir um nicho. Eu, particularmente, gosto de algo bem específico, justamente pela baixa concorrência e também pela facilidade de se tornar uma autoridade.

Por exemplo: no nicho pessoas aposentadas que querem passar seu conhecimento pela internet e não tem a mínima ideia de como começar

Importante: Você não deve vender o que você quer vender e sim o que seu cliente quer comprar.


O dinheiro está nos nichos. Essa será a frase que você vai repetir algumas centenas de vezes quando tiver tentado a abranger demais sua oferta, tentando pegar vários públicos diferentes para “vender mais”.


Entenda que vender é o resultado de uma comunicação persuasiva e específica, ou seja, uma comunicação que fala exatamente aquilo que está na mente da sua persona/avatar = cliente ideal ( para saber mais assista ao meu vídeo ).
Daí a importância de escolher uma persona ou avatar (você verá isso nos próximos post), entender perfeitamente como é a vida dela e, a partir daí, se comunicar com ela de modo direto, falando da vida e dos problemas dela, melhor do que ela mesma.

Você só conseguirá esse efeito quando tiver escolhido um nicho, não um mercado. Esse é o principal erro que as empresas cometem: tentar falar com mais de uma persona ao mesmo tempo.

Tentar abraçar vários nichos no anseio de falar com mais gente. Caem no mito dos grandes números. A maioria das pequenas empresas pensam que quanto maior for a quantidade de pessoas com as quais ela vai falar, mais ela vai vender.

Essa é uma mentira que a grande mídia que vendia espaços publicitários com preços baseados em quantidade de pessoas atingidas.

Para uma pequena empresa, essa mentira é extremamente perigosa para o fluxo de caixa. É melhor ter uma taxa de conversão de 10% sobre 100 mil pessoas do que de 0,001% sobre 10 milhões de pessoas.

Você só conseguirá isso sendo específico para essas 10 mil pessoas, e assim, tendo uma comunicação muito mais eficaz do que a empresa que tenta vender para 10 milhões de pessoas.

Então escolha um nicho e domine esse nicho antes de passar para outro ou querer se comunicar com mais de um de uma única vez.


Na internet, em que todos estão a um clique de distância, e no Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, qualquer nicho é um mercado de massa. O número de mulheres que jogam squash na sua cidade pode não ser muito grande, mas no Brasil é enorme.


Quando você se comunica de maneira bem específica com um determinado público, você se torna o mais eficaz na sua comunicação, o que aumenta muito sua taxa de conversão e faz com que você se torne a referência para essas pessoas. O dinheiro está no nichos. Guarde isso e avance de nicho em nicho, desde que o primeiro já tenha dado certo.


Lembre-se: Não existe nicho certo ou nicho errado, o que existe é nicho pouco lucrativo ou nicho muito lucrativo. Você vai aprender com a prática a detectar os melhores.


NICHO= Uma quantidade de pessoas específicas com problemas específicos.

} Veja a lista dos TOP 10 nichos mais rentáveis:


  • Marketing e Empreendedorismo
  • Saúde;
  • Fitness;
  • Viagens Baratas;
  • Hobbies;
  • Moda e Beleza;
  • Automóveis;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Finanças;
  • Esportes;
  • Alimentação;
  • Sedução;
  • Terapias.


Atenção: Caso seu nicho não estiver acima, não quer dizer que não é bom e não vende. Lembre-se o Brasil é um mercado com 200 milhões de habitantes.


Abaixo um exercício SIMPLES para você aplicar …


Qual nicho você atuará?

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Qual nicho você não atuará?
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p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; font: 12.0px 'Helvetica Neue'; color: #454545} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px 'Helvetica Neue'; color: #454545; min-height: 14.0px} p.p3 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px 'Helvetica Neue'; color: #454545} p.p4 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px 'Helvetica Neue'; color: #e4af0a} p.p5 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; font: 12.0px 'Helvetica Neue'; color: #e4af0a} span.s1 {color: #454545} span.s2 {text-decoration: underline ; color: #e4af0a} span.s3 {text-decoration: underline} Sugestão de Leitura:


Entendendo Michael Porter - Joan Magretta


Entendendo Michael Porter é o primeiro resumo conciso e de fácil compreensão do pensamento revolucionário de Porter. O livro mostra como as ideias de um dos mais importantes pensadores de estratégia são atemporais e nunca perderam sua relevância e atualidade. Ainda que o mundo empresarial tenha tido acesso a novas ideias sobre negócios, o livro de Magretta deixa claro que os conceitos apresentados por Porter continuam essenciais para o dia a dia de quem busca o sucesso de uma organização.



Batalha pela sua mente- Al Ries


Link Resumo do livro em PDF http://bit.ly/Posicionament_ABatalhaPelaSuaMente



As 22 Leis Imutáveis do Marketing - Al Ries

Link Resumo do livro online


http://www.resumido.com/br/livro.php/126



Esses livros vão mostrar para você esse inicio de negócio. Para você entender nichos, como você se posicionar no mercado e como você se tornar a melhor solução para um pequeno grupo de pessoas e torna os concorrentes irrelevantes para aquele grupo de pessoas.

E se gostou me dá um oi!!!
Beijos
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